2011-04-18

Notas sobre Gerenciamento de Projetos

A seguir anotei as definições gerais sobre o Gerenciamento de Projetos.

Portfólio é o conjunto de projetos e programas que podem ou não serem relacionados e que compõem a carteira de projetos da organização.

Programa é o conjunto de projetos relacionados entre si.

Projeto é um empreendimento único que:

  • Tem início e fim determinados
  • Utiliza recursos
  • É conduzido por pessoas
  • Visa atingir objetivos determinados

Subprojeto é uma divisão do projeto utilizada para facilitar o gerenciamento de projeto. Veja exemplo na figura abaixo:

Caracteríticas principais de um projeto:

  • Temporário
  • Exclusivo
  • Progressivo

Os processos utilizados no gerenciamento de projetos são apresentados no figura abaixo:
Os processos de Iniciação e Encerramento demarcam o início e o fim do projeto.

Monitoramento e Controle é um aspecto existente em todos os processos.

Documentação

Os principais documentos gerados no projeto são:

  • Termo de Abertura do Projeto
  • Declaração do Escopo do Projeto
  • Plano de Gerenciamento do Projeto

Termo de Abertura do Projeto autoriza o projeto a ser executado.

Declaração do Escopo do Projeto determina o trabalho e quais entregas serão produzidas.

Plano de Gerenciamento do Projeto determina como o trabalho será realizado.

Conhecimentos

Áreas de Conhecimento que devem fazer parte das habilidades de um gerente de projetos:

  1. Integração
  2. Escopo
  3. Tempo
  4. Custo
  5. Qualidade
  6. Recursos Humanos
  7. Comunicações
  8. Riscos
  9. Aquisições

Interessados

Os interessados no projeto são indivíduos e organizações que podem ser influencidas pela execução ou resultado do projeto. Eles são:

  • Gerente de Projetos
  • Cliente
  • Organização executora
  • Membros da equipe/time de projetos
  • Patrocinador
  • Sociedade
  • Usuário final
  • Fornecedores

Dentre todos os interessados, é importante ressaltar os dois seguintes:

  • O Gerente de Projetos é responsável pelo sucesso do projeto.
  • O Patrocinador supre os recursos financeiros para execução do projeto.

Suporte

Escritório de Gerenciamento de Projetos orienta e dá suporte aos gerentes de projeto. Suas funções são:

  • Suporte administrativo elaborando, distribuindo e arquivando os documentos do projeto.
  • Consultoria a demais áreas da empresa na elaboração de propostas, avaliação de riscos, e aconselhamento a alta administração.
  • Treinamento das equipes e gerentes de projeto.

Clique aqui para ler sobre “Gerenciamento de Escopo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário