2010-08-08

Reflexões sobre o porquê de escrever um blog

As vezes reflito sobre a necessidade de escrever um blog. Será que é apenas modismo?

Pode ser, mas um blog simplesmente é um conjunto de notas públicas. Normalmente escrevo várias notas e guardo-as no meu computador.

O objetivo principal é manter um material de referência para que possa usar futuramente. Isso me ajuda a lembrar de detalhes importantes sobre tarefas e coisas que aprendo no meu dia a dia.

Sempre que preciso lembrar de algo, abro o famoso editor de texto "Notepad" no windows (é esse o editor que mais uso quando estou trabalhando), e pronto. Escrevo rapidamente minha nota e guardo em um diretório padrão.

Para escontrar a nota, muitas vezes uso o Google Desktop. Essa ferramenta de busca do Google é excelente para encontrar esses pequenos pedaços de informações "perdidas".

Alguns arquivos de notas se tornam tão uteis que uso frequentemente e não preciso nem do Google Desktop para encontrá-los.

Bem, voltando ao que me levou escrever essa nota. Veja minha lista de motivos para escrever um blog:

  • Manter um arquivo das coisas que aprendo para quando necessitar novamente posso procurar no meu próprio blog.
  • Compartilhar o que estou aprendendo com outras pessoas que também podem necessitar da informação que descobri, ajudando-os também posso ser ajudado por essas pessoas futuramente.
  • Publicando o que aprendo, exponho o que aprendi e portanto outras pessoas podem ler, criticar e dar idéias, fazendo com que foi postado seja reavaliado e acrescido de mais informação, portanto promovendo crescimento pessoal de quem lê e de quem escreve.
  • Desenvolvo minha habilidade para escrever texto, ou seja, escreverei melhor e isso ajudará quando escrever outros tipos de documentos, no trabalho ou pessoal.

Quais poderiam ser os pontos negativos de escrever um blog?

  • Pessoas podem copiar o conteúdo e não dar importância ou citar referência de quem escreveu.
  • Usar o conteúdo de forma maliciosa contra quem escreveu (nesse caso dúvido que acontecerá pois só escrevo informações de coisas que aprendo, nada tão pessoal que possa me prejudicar).
  • Se arrepender de algo que escreveu, mas eu acredito que isso é pouco provável, uma vez que o que escrevo são apenas notas de coisas que aprendo. Com certeza meus filhos vão gostar de ler futuramente, sem contragimentos.

Conclusão: escrever um blog é mais útil do que esconder suas notas e enterrá-las no fundo do seu computador. Posso ensinar e aprender muito. O meu outro blogo já conseguiu o pagerank 3 no Google, isso prova que as notas que escrevi são interessantes e ajudaram outras pessoas. Além disso no processo de escrever, também consegui aprender muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário