2010-01-08

Como fazer melhor minhas tarefas?



Viver é fazer o melhor. É transformar você, o seu ambiente e o que produzimos em algo melhor.

Pequenas coisas importam! Faça cada tarefa diária se transformar em uma obra prima. Faça-as com precisão e cuidado e conseguirá construir grandes projetos.

Saiba o que você faz todos os dias

Faça uma lista das tarefas que deve executar diariamente. Veja um exemplo de lista simples:

  • Ler e escrever emails para fulano
  • Escrever novo manual do produto N
  • Participar da reunião semanal com gerente
  • Executar tarefa X do projeto Y
  • Decidir qual solução escolher dentre várias opções para problema Z

Obviamente, a lista pode ser enorme e dependerá de pessoa para pessoa e da profissão.

Esse é o passo mais simples. Quando iniciar o dia esteja preparado com sua lista de tarefas pronta. Você já sabe o que deverá fazer, estará mais preparado para refletir sobre cada item.

Como tornar cada item da lista em algo melhor?

Veja quatro dicas:
  1. Foco no que estiver realizando: mergulhe na tarefa, tenha foco no que se está fazendo. Abrace o momento e coloque sua energia nele. Viva aquele instante!
  2. Faça um esboço: toda obra prima começa com um simples esboço. Ele serve para localizar no espaço e dar forma ao que será pintado. Planeje e reflita antes de fazer, pode ser com lápis e um pedaço de papel, não precia de computador, seja simples. Localize-se e dê forma!
  3. Faça o melhor: se esforce para fazer o seu melhor, faça e revise o que foi feito. Mesmo que a tarefa seja escrever um simples email. Faça ele se tornar único. Revise suas frases, escreva de forma concisa, verifique se está enviando o email apenas a pessoas interessadas, simplifique a lingüagem, corte os excessos de informação. Faça, revise, revise e revise!
  4. Avalie o resultado: depois de finalizar algo, avalie rapidamente se aquilo está de acordo com seus princípios mínimos de qualidade. Se coloque no no lugar da pessoa que receberá o produto final de sua tarefa. Imagine suas reações, reflita se o que foi feito atenderá as necessidades da pessoa. Avalie, visualize, se necessário revise novamente!
Foto usada nesse artigo é cortesia de www.photos8.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário