2009-12-11

Valorize o conteúdo do seu blog

Escrever um blog é uma forma interessante e produtiva de se expressar. Compartilhar informações e receber opiniões ajudam no crescimento pessoal.  Ajudam “blogueiros” e leitores a aprenderem mais sobre os assuntos discutidos.

É essencial que o blog tenha um layout adequado e conteúdo interessante para ambos ganharem o melhor na troca de informações.

Quando visito alguns blogs, vejo vários itens no layout que atrapalham o leitor. Dificultam a navegação e a busca de informação. Principalmente impedem a leitura do conteúdo do blog.

Excesso de elementos visuais não agregam interesse ao leitor e podem espantá-lo.

Um blog com visual mais "limpo" e com destaque ao conteúdo pode levar os leitores a gostarem mais de um blog do que de outro.

A seguir escrevo cinco itens que "não encaixam bem" em um blog na minha opinião:

  1. Aplicativos ou Widgets de outros sites no blog: vários blogs colocam um monte de widgets (pequenos aplicativos) de sites como twitter, friendfeed, facebook, etc. Enchem a barra lateral com eles . Provavelmente cançará o leitor, pois ele apenas  quer ler a postagem. É melhor controlar a quantidade de aplicativos ou widgets  e manter um número mínimo.
  2. Excesso de divisões, colunas e quadrados:  vários blogs dividem seu conteúdo por colunas e quadrados, cada separação representa um tipo de informação. Quanto maior quantidade de seções maior a dificuldade do leitor focar em uma única informação. O leitor tem pouco tempo para ver e navegar tudo isso, servem mais para distrair o leitor.
  3. Grandes quantidades de anúncios:  Não gosto de laytous com grande quantidade de anúncios. Sei que o blogueiro precisa ganhar seu dinheiro, mas ainda penso que o conteúdo tem que ter privilégio sobre as outras coisas. O leitor visita o blog por causa do conteúdo e não por causa dos anúncios. Portanto usê-os de forma moderada.
  4. Excesso de figuras: usadas principalmente na barra lateral, alguns blogs, colocam animações de figuras que ficam mudando o tempo todo (gifs, flash, etc).  Na minha opinião distraem e atrapalham apenas. 
  5. Links que abrem uma janela de visualização:  existem sites que disponibilizam propagandas ou prévisualizações de outros sites quando o leitor passa a seta do mouse sobre um link. Esse tipo de link apenas serve para distrair a leitura. Se o leitor realmente achar o link interessante e o conteúdo dele for relevante para a compressão do texto, ele irá clicar no link. Portanto tornar o link relevante é mais interessante do que usar esses tipos de “popups” indesejáveis.

Conclusão: mantenha o blog com layout limpo, foco no leitor e conteúdo relevante. Com certeza agregará valor ao blog  e os leitores agradecerão retornando várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário