2009-10-22

Reflexões - Simplificando as coisas

Essa postagem vai ser um pouco "nerd" - não gosto dessa palavra.

Portanto se estiver lendo e não entender muito, não se preocupe ou veja outra postagem nesse blog ( tem várias aí do ladinho ).

Início

Adoro encontrar formas de simplificar tarefas para aumentar minha produtividade.

Aumento da produtividade pessoal ou no trabalho faz me sentir mais relaxado.

Gosto de buscar métodos novos para aplicar e simplificar as coisas que faço diariamente.

Sinto que procuro até demais. Fico "pulando" de um método para o outro, mas isso é uma outra história...

Vamos ao que interessa, continue lendo...


Organização Pessoal

Atualmente aplico o método GTD (Getting Things Done). Já existe material vasto sobre esse método na internet. Sugiro buscar no Google, pois vale a pena.

Recomendo porque o GTD ajuda a organizar tarefas de forma imedíata.

Atenção: não sigo o método a risca! É interessante que você adapte o método as suas necessidades.

Como eu faço o GTD

Organizo minhas tarefas em listas e gravo em arquivos no computador em formato texto (TXT).

Isso mesmo! Formato TXT! É simples, escrevo com qualquer editor de texto (Bloco de Notas no windows, Gedit no linux, etc).

Permite boa modiblidade pois posso colocá-los no meu celular, no laptop que uso no trabalho ou no computador que tenho em casa. Também se quiser imprimo a lista e coloco no bolso :)

Os arquivos de próximas tarefas (veja método GTD para saber o que é o termo próximas tarefas) que tenho:
  • @trabalho.txt
  • @casa.txt
  • @telefone.txt
  • @rua.txt
  • @email.txt

Início de uma fase de simplificação diária: 

Nos próximos dias vou começar a simplificar algumas tarefas que faço ou ferramentas que uso. Tentando deixar minhas tarefas mais rápidas e fáceis de fazer.

Objetivo é conseguir mais tempo para focar nos assuntos mais importantes e usar melhor minha energia para resolvê-los.

Colocarei o que for fazendo aqui no blog para quem quiser mandar sua opinião.

Hoje inicio um teste no navegador Opera. Resolvi trocar o Firefox por algum tempo. O Opera tem fama de ser mais rápido.

O Firefox que uso está lento e "inchado" com os complementos que instalei. A princípio não sentirei faltas dos complemetnos pois uso muito pouco mesmo...

Simplificando #1: Usar um navegador mais rápido sem complementos ou softwares que interrompam fluxo de trabalho do dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário