2009-07-27

Como criar um script em Linux?

Uso o VNC várias vezes e sempre preciso digitar o comando: "vncviewer -encodings "Hextile" -nocursorshape -depth 8 -compresslevel 9 -quality 0 -depth 16 XX.YY.ZZ.NN" (onde é o ip do computador que vou acessar).

Para facilitar resolvi escrever um script bem simples. Para fazer o script é preciso:
  1. Abrir um editor de texto ( gedit por exemplo)
  2. Escrever o script
  3. Tornar o script executável
No editor de texto eu digito:
#!/bin/bash
vncviewer -encodings "Hextile" -nocursorshape -depth 8 -compresslevel 9 -quality 0 -depth 16 66.98.72.162

A primeira linha #!/bin/bash é obrigatória, a segunda linha é o comando que será executado. Despois de salvar o arquivo, no meu caso eu salvei com nome vnc, é necessário torná-lo executável.

No terminal deve-se digitar:

chmod 755 vnc

Os scripts são excutados no terminal colocando-se "./" antes do nome. Portanto ele é executado quando digito:

./vnc

Veja o resumo dos comandos no terminal:


Fonte: How to create a firt shell script



Um comentário:

  1. Obrigado por essa informação muito útil e valiosa!
    Me ajudo a solucionar um problema. e de quebra abriu meu olhos para outras possibilidades.

    Obrigado!

    ResponderExcluir