2009-06-13

Produtividade com Org-mode e arquivo texto

Unicórnio - Símbolo do Org-mode

Já faz algum tempo que estou utilizando o Org-mode para organizar minhas tarefas diárias. Org-mode faz parte do Emacs, um editor de textos conhecido por ser facilmente customizável.

Veja a seguir um resumo do que acho interessante no Org-mode.

O que gosto no Org-mode?

  • Simplicidade: em um só arquivo consigo organizar todos os meus projetos, tarefas e notas sob a mesma estrutura.
  • Flexibilidade: o texto escrito no Org-mode é estruturado em tópicos e subtopicos, permitindo "quebrar" os projetos em tarefas menores. O nível de detalhamento pode ser aumentando adicionando mais subtópicos.
  • Portável: o formato do arquivo é texto, portanto utilizo qualquer editor para escrever ou ler. O Emacs também está disponível em várias plataformas, possibilitando usá-lo tanto no Linux como no Windows.
  • Contextos GTDs: Tags podem ser atribuídos aos tópicos. Utilizo os tags para definir os contextos e consigo implementar facilmente um sistema de produtividade GTD (Getting Things Done).

O que mais Org-mode tem a oferecer?

  • Uma agenda que permite organizar o meus compromissos facilmente. Para cada tópico posso atribuir uma data de início ou limite para tarefa. A quantidade de dias que faltam para alcançar as datas aparecem na agenda.
  • Consigo obter uma lista de tarefas dividas por contextos com os comandos da agenda. Teclando "Cntrl-c a" e a letra inicial do contexto, uma lista instantânea de tarefas aparece. Faço quando chego no trabalho e preciso da relação das tarefas com contexto "TRABALHO".
  • Teclando "Cntrl-c Cntrl-x i" dentro de um tópico, Org-mode inclui a data e a hora atual. Após terminar a tarefa, teclo "Cntrl-c Cntrl-x o" e a data e hora final é gravada dentro do mesmo tópico. No final do dia teclando "Cntrl-c Cntrl-x Cntrl-r" obtenho uma tabela com resumo das horas trabalhadas por tópico.

Conclusão

Consegui controlar meus projetos e executar tarefas com Org-mode, além de implementar um sistema GTD.

Para novatos o editor de texto Emacs talvez seja uma barreira pois ele é complexo para aprender.

Apesar de parecer estranho usar um editor de textos como organizador pessoal, achei mais simples e fácil utilizá-lo.

Visite o link http://orgmode.org/worg/org-screenshots.php para ver telas do Org-mode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário